Até 31 de julho as praias de Florianópolis terão um novo motivo para estarem movimentadas: a tradicional temporada da Safra da Tainha. Neste ano, a prática de todos os esportes aquáticos é proibida em algumas praias, diferentemente de anos anteriores, quando apenas o surf tinha restrições.
Na Lagoinha do Leste e nas praias do Matadeiro e da Armação será permitida a prática com até 500 metros de distância para o canto esquerdo da praia e até 500 metros para a direita da entrada da Praia do Moçambique. Na Praia da Joaquina e na Praia Mole, os esportes estão autorizados.
O restante das praias deverá utilizar o sistema de bandeiras, que devem ser instaladas diariamente pelos responsáveis pelos ranchos de pescas, nas cores verde e vermelha, indicando a permissão ou proibição da prática de surf durante o período de pesca da tainha, respectivamente.
Vale ressaltar ainda que a administração municipal intensifica a iluminação pública nos ranchos provisórios durante a safra, juntamente da instalação de banheiros químicos para os pescadores. Para acompanhar a quantidade de tainhas pescadas em cada praia, a Prefeitura de Florianópolis disponibiliza o Tainhômetro, que pode ser acessado por meio do link: https://www.pmf.sc.gov.br/sistemas/tainha/.
“A Safra da Tainha não é apenas uma tradição, é um elo entre nossa comunidade e o mar, uma herança que preservamos aqui na Capital. Vamos trabalhar juntos para promover uma boa safra para todos, respeitando as normas estabelecidas e valorizando nossa história\”, explica Laurentino Benedito Neves, subsecretário de Pesca, Maricultura e Agricultura.