Nos dois primeiros meses do ano, o setor agropecuário de São Paulo apresentou um desempenho notável, revelando a robustez do agronegócio no Estado. Quando comparado com o mesmo período do ano anterior, as exportações cresceram 30,9% atingindo a marca de US$ 4,32 bilhões, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, o constante saldo positivo do agronegócio reitera a importância do setor para o Estado de São Paulo e para o Brasil. “Temos um Estado com uma produção diversificada que é muito competitivo no cenário nacional e internacional. Neste mês, estamos na liderança como principal exportador do País. Esse é um trabalho de agricultores paulistas nos quatro cantos do Estado”.
Destaca-se que o agronegócio paulista desempenhou um papel crucial na economia do estado, contribuindo com 43,3% das exportações totais e 7,9% das importações setoriais durante o mesmo período.
Esses números foram revelados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio dos pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), Carlos Nabil Ghobril, José Alberto Ângelo e Marli Dias Mascarenhas Oliveira.
No primeiro bimestre de 2024, os cinco principais grupos nas exportações do agronegócio paulista foram:
● Complexo sucroalcooleiro, com participação de 42,6% das exportações paulistas – destaque para o açúcar, representando 93,6% do total exportado.
● Setor de carnes, com participação de 11,5% nas exportações paulistas – destaque para carne bovina como principal produto, respondendo por 84,8% das exportações do grupo.
● Produtos florestais, com participação de 10,6% nas exportações paulistas – destaque para a celulose e papel como principais produtos, totalizando 51,8% e 40,9% das exportações, respectivamente.
● Grupo de sucos, com participação de 8,5% nas exportações paulistas – com destaque para o suco de laranja o principal item exportado, com 97,1% do total.
● Grupo de café, com participação de 4,4% nas exportações paulistas – com destaque para o café verde e café solúvel, representando 74,6% e 23,4% das exportações, respectivamente.
Esses cinco grupos somaram 77,6% das vendas externas do agronegócio paulista.
Apesar do destaque dos principais grupos, vale mencionar que o grupo do complexo soja, que ocupava a segunda posição em 2023, ficou na sexta posição, com previsão de aumento nas exportações nos próximos meses devido à intensificação da colheita da safra de 2023/24.
Fonte: Governo de São Paulo
Foto: Freepik